Alimentos da estação

Prefira, sempre que possível, consumir os alimentos regionais e da estação.

Cada época do ano possui características que favorecem o plantio, o crescimento e amadurecimento de determinados alimentos. Ao respeitarmos as condições climáticas de cada estação e região não é necessário utilizar insumos químicos no plantio.

Alimentos fora de época normalmente são cultivados em estufas, com utilização excessiva de agentes químicos, em condições que não são naturais ao seu amadurecimento, possuem menos nutrientes e, dependendo da quantidade e tipo de insumo utilizado, podem prejudicar a saúde.

As melhores e mais saudáveis opções são aquelas colhidas quando maduras, processo que se dá devido a exposição ao sol que torna o alimento em boas condições de consumo.

As necessidades nutricionais também variam de acordo com o clima. No verão precisamos de mais água e a natureza nos presenteia com melancia e abacaxi, por exemplo.

A natureza é sábia e nos oferece todo mês os alimentos que o nosso corpo necessita.

Por terem seu plantio e colheita otimizados, o custo é menos oneroso. Portanto, consumir frutas, legumes e verduras da época é mais econômico financeiramente.

Ao preferir alimentos cultivados por produtores locais podemos garantir a procedência, o cuidado no cultivo, a qualidade, o acesso aos alimentos da época, um menor custo e prevenir os prejuízos ambientais acarretados pelo transporte, como a emissão de gases tóxicos na atmosfera.


Em suma, os alimentos da época possuem:

- Maior energia vital

- Mais nutrientes

- Menos insumos químicos

- Mais sabor

- Aroma acentuado

- Menor custo

- Harmonia com o clima, com a natureza, com o trabalho dos agricultores e as necessidades nutricionais dos consumidores.


Faremos uma série de “posts” ao longo do ano e compartilharemos quais são as frutas, verduras e legumes de cada mês.

Texto: Renata Pinotti, colaboração Gabriella Fonseca @bibiifonseca .

.

.

#alegriaalimentar #agriculturanatural #alimentosdaepoca #alimentosdaestação #safra #alimentacaosaudavel #alimentacaoconsciente #naturezasabia







Consultório

Rua Dr Martins Mil Homens, 500, sala 502

Ed. Navarro Building. CEP: 15090-080

São José do Rio Preto (SP)

(17) 99660-7878

  • Facebook - Alegria Alimentar
  • Instagram - Alegria Alimentar