Sobre a Renata

Nutricionistafacilitadora em constelação familiar segundo Bert Hellinger, doula, agricultora, educadora, escritora, apaixonada pela vida e pela maior de todas as escolas: a relação pai-mãe-bebê. Uma eterna aluna, encantada pelo estudo integral do ser. Amante da natureza, da agricultura natural, do alimento que vem da mãe/ da terra, do contato pele a pele, do olho a olho, da arte, da respiração, da meditação, da fé, da verdade, do amor e da alegria  do que realmente nutre o corpo, a mente e a alma.

Trajetória profissional

 

       O trabalho de Renata na pediatra e com alergia alimentar começou em 2003, como diretora técnica de serviço de saúde da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, atuando com demandas de ações judiciais e estruturação inicial do programa de fornecimento de fórmulas para crianças com APLV.

       Trabalhou um breve período no Instituto Girassol em 2007 e atuou como pesquisadora voluntaria no ambulatório de alergia alimentar da disciplina de Alergia e Imunologia do departamento de Pediatria da UNIFESP do início de 2007 até o final de 2009.

        Foi docente do curso de Nutrição da Universidade Metodista de São Paulo de 2004 a 2013, onde ministrou as disciplinas de dietoterapia, fisiopatologia, nutrição nos ciclos vitais e bioquímica; supervisionou a clínica escola no período noturno e orientou trabalhos de conclusão de curso, alguns na área de alergia alimentar e desenvolvimento de preparações inclusivas.

  Trabalhou para site www.alergiaaoleitedevaca.com.br (2010-2015) escrevendo textos, materiais de apoio e respondendo dúvidas das famílias de crianças com alergia alimentar por e-mail.  

      Em 2011 começou a estudar a filosofia da Constelação Familiar Sistêmica, passou a observar o comportamento das famílias com essa ótica e integrou os conceitos na sua forma de ouvir, olhar, escrever e atender.

          Publicou o livro “Guia do bebê e da criança com alergia ao leite de vaca em 2013.

         Fez a formação para ser doula em 2014 a fim de auxiliar as mães antes do bebê nascer, durante o complexo período em que a mulher se transforma em mãe.

       Participou da consulta pública e reivindicou ao lado da equipe #poenorotulo a necessidade da regulamentação da rotulagem de alérgenos pela ANVISA.

      Em 2015 iniciou dois formatos de cursos para profissionais na área de Alergias e Intolerâncias Alimentares para profissionais: 1) capacitação com carga horária de 60 horas pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e 2) curso itinerante de imersão com carga horária de 20h, ministrado em Brasília, Maceió, São Paulo, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, João Pessoa, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.   

         Trabalhou como nutricionista no Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto de 2015 a 2018. Nesse período atuou na UTI de cirurgia cardíaca, UTI neonatal, UTI pediátrica, no atendimento de crianças com alergia alimentar e erros inatos de metabolismo. Em 2016 fez a formação de tutora estadual do Método Canguru junto à equipe do hospital, prestou assistência humanizada ao recém-nascido de baixo peso e sua família, além de ministrar cursos de sensibilização a outros profissionais sobre essa abordagem.

         Em 2017 conheceu a agricultura natural e, ao lado de sua família, passou a plantar alimentos segundo essa filosofia em seu sítio. Hoje é uma dos quatro agricultores do CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) São José, que já atende mais de 70 famílias.   

       Todas essas áreas de atuação estão harmoniosamente integradas em um trabalho que desenvolveu e denominou de Nutrição Sistêmica. 

       Atualmente atende em consultório particular, escreve, ministra palestras e cursos na área de alergia alimentar, pediatria, assistência materno infantil humanizada, nutrição sistêmica e constelação familiar.

Formação Acadêmica

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo (2000)

Especialista em Nutrição Hospitalar – Instituto Central do Hospital das Clínicas-FMUSP (2002).

Mestre em Nutrição Humana Aplicada – PRONUT – USP (2006).

Facilitadora em Constelação Familiar segundo Bert Hellinger (1ª formação pelo ISPAB - Munique/Conexão Sistêmica de 2011 a 2013 / 2ª formação pelo Instituto Hellinger Sciência - em andamento).

Pós granduanda em Constelação Familiar pela Hellinger Schule/Faculdade Inovare (em andamento). 

Doula - Grupo de apoio à maternidade ativa (2014).

Tutora Estadual do Método Canguru- Ministério da Saúde (2016).

Valores

sabedoria, integridade,

honestidade, compaixão,

fé, respeito, humildade,

simplicidade, alegria e amor.

Contatos:

Consultório:

Rua do Seminário, 1982 – São José do Rio Preto

(17) 99660 7878

 

e-mail:

contato@alegriaalimentar.com

(não realizamos consulta por e-mail)

Consultório

Rua Dr Martins Mil Homens, 500, sala 502

Ed. Navarro Building. CEP: 15090-080

São José do Rio Preto (SP)

(17) 99660-7878

  • Facebook - Alegria Alimentar
  • Instagram - Alegria Alimentar