Receitas de Pães e Bolos sem glúten, leite de vaca, ovos e soja.

Atualizado: 7 de Nov de 2018

AUTORIA: CARLA MAIA

BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE



Ingredientes – Massa 1 xícara (chá) de farinha de arroz 3/4 xícara (chá) de fécula de batata 1/4 xícara (chá) de polvilho doce 1 colher (café) de goma xantana 1 e 1/2 xícaras (chá) de leite de inhame 1 e 1/2 xícaras (chá) de chocolate em pó sem glúten, sem leite, sem ovos e sem soja 1 xícara (chá) de açúcar demerara 1/4 xícara (chá) de óleo vegetal 2 colheres (sopa) de purê de inhame 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada 2 colheres (sopa) de essência de baunilha 1 e 1/2 colheres (sopa) de fermento em pó Ingredientes – Cobertura 3 xícaras (chá) de leite de inhame 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara 3/4 xícara (chá) de chocolate em pó sem leite 1 colher (sopa) de óleo vegetal 2 colheres (sopa) de amido de milho Modo de Preparo – Cobertura 1. Reserve 1 xícara de leite de inhame. 2. Em uma panela, leve ao fogo 1 colher (sopa) de óleo, 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara, 3/4 xícara (chá) de chocolate em pó e 2 xícaras (chá) de leite de inhame. Após levantar fervura, mexa por 5 minutos. 3. Dissolva as 2 colheres (sopa) de amido de milho em 1 xícara de leite de inhame reservada anteriormente e acrescente à calda. 4. Mexa sem parar, até formar a consistência de mousse. Desligue o fogo e reserve.

Modo de Preparo – Massa 1. Pré-aqueça o forno a 180 graus (temperatura média). 2. Em um recipiente, junte a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho doce e a goma xantana e mexa bem até uniformizar as farinhas. 3. Bata no liquidificador todos os ingredientes, com exceção do fermento, até formar uma mistura homogênea. 4. Junte a mistura ao mix de farinhas e mexa até formar uma massa homogênea. 5. Acrescente o fermento e mexa delicadamente. 6. Coloque a massa em uma forma redonda de 20 cm de diâmetro, untada, e leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 35-40 minutos ou faça o teste do palito. 7. Retire do forno, aguarde esfriar. 8. Espalhe delicadamente a cobertura de mousse sobre o bolo e sirva.


. . . . . . . . . . . . . . . . .

PANQUECA FOFINHA Ingredientes 6 colheres (sopa) de leite vegetal 1/4 xícara (chá) de farinha de aveia sem glúten 1/4 xícara (chá) de fécula de batata 1 colher (sopa) de purê de inhame 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo 1 colher (chá) de polvilho doce 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva 1 colher (café) de fermento em pó 1 pitada de sal Modo de Preparo 1. Em um recipiente, misture todos os ingredientes, com exceção do fermento, usando um batedor de mão (fouet), até formar uma massa homogênea. 2. Acrescente o fermento e misture delicadamente. 3. Unte uma frigideira com um fio de óleo para evitar que a massa grude no fundo e leve ao fogo brando. Se sua frigideira for antiaderente, não haverá necessidade de untá-la. 4. Coloque a massa utilizando a medida de uma concha e tampe a frigideira. O ponto ideal para virar a panqueca é quando começar a formar bolhinhas em cima da massa. 5. Vire a massa, tampe a frigideira e deixe fritar do outro lado. 6. Retire a panqueca da frigideira e acrescente a cobertura de sua preferência. . . . . . . . . . . . . . . . . .

BOLINHO DE CHUVA Ingredientes 2 xícaras (chá) de purê de batata doce branca 1 xícara (chá) de purê de inhame 1 xícara (chá) de farinha de arroz 1/2 xícara (chá) de fécula de batata 1/4 xícara (chá) de açúcar demerara pulverizado 1/4 xícara (chá) de óleo vegetal 1 colher (chá) de essência de baunilha 1 colher (café) de canela em pó 1 pitada de sal Modo de Preparo 1. Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem a massa até desgrudar das mãos. 2. Em uma panela média, coloque óleo suficiente para cobrir os bolinhos e leve ao fogo médio para aquecer. 3. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo. 4. Use uma colher (chá) de massa como medida. 5. Passe um pouco de óleo nas mãos e modele os bolinhos fazendo bolinhas e passe-os na farinha de arroz. 6. Coloque pequenas porções de bolinhos no óleo quente com cuidado. 7. Deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados. 8. Retire os bolinhos da panela com uma escumadeira e coloque sobre um recipiente forrado com papel-toalha. 9. Em outro recipiente, coloque açúcar demerara pulverizado e canela em pó e misture bem. 10. Passe os bolinhos nessa mistura até envolvê-los completamente. 11. Sirva a seguir.

. . . . . . . . . . . . . . . . .

WRAP Ingredientes 1 xícara (chá) de leite de inhame 1 xícara (chá) de polvilho doce 1 xícara (chá) de polvilho azedo 1/2 xícara (chá) de farinha de arroz 1/4 xícara (chá) de óleo vegetal cheiro verde e manjericão desidratados a gosto sal a gosto Modo de Preparo 1. Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até formar uma massa homogênea. 2. Unte uma frigideira antiaderente com um fio de óleo para evitar que a massa grude no fundo e leve ao fogo brando. Se sua frigideira for antiaderente, não haverá necessidade de untá-la. 3. Coloque um pouco da massa. Se necessário, use um pincel para espalhar bem e formar os discos. O ponto ideal para virar o wrap é quando começar a formar bolhinhas em cima da massa. 4. Vire, acrescente o recheio de sua preferência e deixe tostar do outro lado. 5. Depois de tostado, retire do fogo e sirva. Dica! Quanto mais fininho, mais gostoso, crocante e saboroso vai ficar seu Wrap!

. . . . . . . . . . . . . . . . .

PÃO DE BATATA DOCE

Ingredientes 1 e 1/4 xícaras (chá) de farinha de arroz 1 xícara (chá) de fécula de batata 1 xícara (chá ) de farinha de amêndoa 1/2 xícara (chá) de polvilho doce 1 colher (chá) de goma xantana 1 colher (sopa) fermento biológico seco 1 e 1/4 xícara (chá) de leite de inhame morno 1/4 xícara (chá) de água morna 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva 1/2 xícara (chá) de purê de batata doce branca 1 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar demerara 1/2 colher (sopa) de sal 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada 1 colher (sopa) de sementes de linhaça dourada Modo de Preparo 1. Em um recipiente, coloque a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho doce, a goma xantana e o fermento. 2. Mexa bem até uniformizar completamente as farinhas. 3. Bata no liquidificador os demais ingredientes, com exceção das sementes de linhaça dourada, até formar uma massa líquida. 4. Junte essa massa às farinhas e misture até ficar homogêneo. 5. Acrescente as sementes de linhaça dourada e mexa delicadamente. 6. Unte e polvilhe uma forma para pães com farinha de arroz, em seguida despeje a massa. 7. Salpique sementes de linhaça dourada sobre o pão. 8. Cubra o pão e deixe descansar por 50 minutos ou até dobrar de volume. 9. Preaqueça o forno a 180 graus (temperatura média). 10. Leve o pão ao forno para assar por aproximadamente 45-50 minutos ou até ficar douradinho. 11. Espere esfriar completamente antes de fatiá-lo. Dica: Se o clima estiver frio, poderá interferir no crescimento da massa. Para que isso não aconteça você poderá dar um empurrãozinho pra massa crescer e o pão ficar bem gostoso: No microondas, coloque 1 copo de água aquecendo-o por 2 minutos, em potência máxima. Mantenha o copo de água dentro do microondas. Cubra o pão, coloque-o no microondas desligado e deixe descansar por 50 minutos ou até dobrar de volume.

. . . . . . . . . . . . . . . . .

PANQUECA DE CHOCOLATE




Ingredientes 8 colheres (sopa) de leite vegetal ou água 1/2 xícara (chá) de farinha de amêndoas ou farinha de sementes de girassol 1/4 xícara (chá) de fécula de batata ou amido de milho 1 colher (sopa) de purê de batata doce ou purê de inhame 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo 1 colher (chá) de polvilho doce ou farinha de araruta 1 colher (sobremesa) de cacau em pó 1 colher (sobremesa) de óleo vegetal 1 colher (café) de fermento em pó 1 pitada de sal Modo de Preparo 1. Em um recipiente, misture todos os ingredientes, com exceção do fermento, usando um batedor de mão (fouet), até formar uma massa homogênea. 2. Acrescente o fermento e misture delicadamente. 3. Em uma frigideira antiaderente, coloque a massa utilizando a medida de uma concha e tampe a frigideira. O ponto ideal para virar a panqueca é quando começar a formar bolhinhas em cima da massa. 4. Vire a massa, tampe a frigideira e deixe fritar do outro lado. 5. Retire a panqueca da frigideira e acrescente a cobertura de sua preferência.

Consultório

Rua Dr Martins Mil Homens, 500, sala 502

Ed. Navarro Building. CEP: 15090-080

São José do Rio Preto (SP)

(17) 99660-7878

  • Facebook - Alegria Alimentar
  • Instagram - Alegria Alimentar